Ordenha: As 3 Melhores Práticas para Aumentar a Produtividade

Share on facebook

Leite de qualidade e uma fazenda altamente produtiva estão relacionados diretamente às melhores práticas de ordenha, desde o reconhecimento do comportamento animal, passando pela realização das técnicas corretas, assim como investindo em infraestrutura de ponta.

Nesse post, vamos listar as 3 práticas fundamentais que todo produtor deve se atentar caso deseje melhorar consistentemente os resultados comerciais obtidos através do seu gado.

Há tantos detalhes a serem levados em conta que muitos donos de haras acabam negligenciando-os, por desconhecimento ou esquecimento, e este texto é um ponto de partida que reúne alguns deles, para você que ainda está na fase de montar seu próprio negócio. Então, continue a leitura!

Saúde animal

O animal é o principal responsável pelo produto, por isso não é de surpreender que uma das principais preocupações deva ser o seu bem estar.

Caso a saúde esteja comprometida, todo o processo estará afetado e implicará em perdas muito maiores.

Dentre os sinais que demandam alerta, figuram:olhos fundos, pelos arrepiados, alteração na rotina alimentar e na ruminação, queda na produção de leite e alterações na urina ou nas fezes.

Realizar exames de rotina e procedimentos básicos de higiene (lavar mãos, manter cabelos presos, roupas limpas) são fatores imprescindíveis.

Limpeza da sala e equipamentos

Outro fator determinante é a limpeza correta do ambiente e todos os utensílios e ferramentas que fazem parte do processo de ordenha.

É necessário cuidado para que não ocorra contaminação, utilizando sempre rodo e pá apropriados para remover as fezes caso a vaca evacue durante a ordenha. Cabe a ressalva de jamais usar mangueira de água para empurrar as fezes, nem tão pouco a utilização da água enquanto as vacas estiverem na ordenha pois aumenta o risco de contaminação. É após a ordenha que todo o ambiente e utensílios devem ser desinfetados.

Após cada ordenha, todos os utensílios e ambiente devem estar preparados para a próxima.

Alerta para resíduos no leite

O uso de antibióticos, vermífugos, carrapaticidas, inseticidas, desinfetantes e detergentes fazem parte do ecossistema de uma fazenda agropecuária.

Contudo, essas substâncias exigem cuidados para que não gerem qualquer tipo de resíduo no leite, o que implicará no seu descarte.

O leite que apresente resíduo deve ser descartado sem prejudicar o ambiente, preferencialmente em fossas sépticas.

Existem diversas formas através das quais o produtor pode melhorar os lucros obtidos por meio da ordenha.

Investir numa infraestrutura que possibilite melhorar o conforto animal, propiciando um leite de melhor qualidade e adotando as melhores técnicas e práticas são alguns pontos a serem considerados.

Listamos aqui os 3 principais aspectos e, no próximo post, falaremos sobre Composto Barn, um modelo de instalação criado na década de 80 pelos norte-americanos, com ótimos resultados comprovados, mas que muitos ainda desconhecem ou não utilizam corretamente.

Construfort Civil presta serviços para fazenda. Fresa e concretagem de pisos (concreto); estruturas metálicas; pilares pré-moldados; foço de dejeto pré-moldado; ordenha. Tudo isso o que é necessário para melhorar a produtividade da fazenda, sem abrir mão do conforto anima. Entre em contato

Redação - Construfort Civil

Redação - Construfort Civil

Uma empresa especializada no fornecimento de produtos e serviços para infraestrutura de fazendas agropecuárias. No blog, acompanhe dicas e artigos para melhorar a produtividade da fazenda, ordenha e construção.

Deixe seu comentário

Fechar Menu

Solicite um orçamento